Projeto de Extensão - Interpretações do Brasil


 

Ontem, tive o prazer de inaugurar os trabalhos do projeto de extensão @interpretacoesdobrasil.ufpi no @cchlufpi, em Teresina.

O projeto é integrado por alunos de graduação e pós-graduação da UFPI e da UESPI, de diferentes cursos, e coordenado pela @prof.rossanamarinho e por mim.

Iniciamos tratando de Clóvis Moura e de como ele propõe compreender a formação social brasileira a partir da experiência do Quilombo de Palmares.

Palmares foi um projeto societário alternativo que concorreu com o sistema escravista por mais de 100 anos, abrangendo 30 mil pessoas numa área de 27 mil km quadrados, assentado no trabalho comunitário, na propriedade comum, numa economia agrária não-monetária.

Feliz de ver a participação dos membros do projeto e dos inscritos na organização e desenvolvimento da atividade. Agradeço a aluna @_rubiaas pela edição do vídeo.

Sintam-se convidados para os próximos encontros. As atividades valem certificados e temos café e peta para saborear. Te vejo no próximo!

Trabalho, guerra e revolução: As comunas agrárias makhnovistas

O que sabemos sobre as “comunas agrárias” implantadas pela Makhnovitchina?  Em suas memórias, Nestor Makhno (1988) descreve algo de sua orga...